Atualizado às 20h15 ― Aprovado em plenário, no dia 10 de março (2022), o PRS 64 (2021) institui a Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade; objetivo é a promoção de políticas públicas para estimular a popularização dos veículos elétricos no país.
Por Mauricio Ortega,
com Thiago Pereira.
—
Legale, n. 781.
Foi aprovado pelo plenário do Senado Federal, no dia 10 de março, a instituição da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade. De iniciativa do Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), o Projeto de Resolução do Senado n. 64 (2021) vai muito além da preocupação com a mobilidade urbana e a sensibilidade «eco-friendly». O mercado em potencial brasileiro é um dos maiores do mundo e a instabilidade do preço global dos combustíveis fósseis é cada vez maior.
Uma publicação da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), de 7 de março passado, aponta que em fevereiro deste ano houve um aumento de 147% de emplacamentos de veículos eletrificados, comparado com o mesmo período, em 2021, e um aumento de 34% em relação a janeiro de 2022.
Para o Diretor da BYD Brasil, Adalberto Maluf, reeleito presidente do Conselho Diretor da ABVE na última sexta-feira (25), manifestou sua aprovação à iniciativa do Senado, destacando a importância de o Congresso Nacional integrar o debate mundial sobre transportes e energias renováveis: «Acreditamos que o papel da Frente Parlamentar será decisivo para ajudar o Brasil a retomar a liderança global que teve por 30 anos nas políticas de transporte de baixa emissão».
Mercado e oportunidades
No início do ano, a montadora chinesa Great Wall Motor (GWM) anunciou que seus planos para o Brasil preveem investimentos da ordem de R$ 4 bilhões até 2025, mais R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032. A empresa, que adquiriu a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), estima a criação de cerca de 2.000 empregos diretos e a produção de carros 100% eletrificados por volta de 2025. Na ocasião do anúncio, Pedro Bentancourt (ex-Nissan e General Motors), diretor de Relações Governamentais da empresa, também falou sobre o interesse da montadora na produção de baterias, considerando que o Brasil tem os «minerais estratégicos» para sua produção, de modo que «é muito possível que isso aconteça no segundo ciclo de investimentos».
Segundo a ABVE, o mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil registrou o melhor resultado da série histórica em 2021, com o recorde absoluto de 34.990 unidades, um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 emplacamentos de 2019. Se cruzarmos esses dados com as informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), os automóveis de passeio e os veículos comerciais leves eletrificados representam, até agora, aproximadamente 1,77% das vendas.
Esses dados são uma ótima notícia para os investidores, considerando as dimensões do mercado nacional e a tendência global de substituição de carros movidos por combustíveis fósseis por carros movidos por energia elétrica. Além disso, mais de 60% dos brasileiros possuem interesse em adquirir um veículo eletrificado, segundo uma pesquisa encomendada pelo Itaú Unibanco, um contexto que ilustra muito bem a especial atenção do Senado para o tema da eletromobilidade.
Ótimas notícias
Um recente estudo da Zero Emission Transportation Association (ZETA) concluiu que o gasto que os proprietários fazem na hora de comprar seus veículos híbridos é mais que compensado com os baixos custos em combustível desses automóveis ao longo de sua vida útil. A economia, aliada à sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a modernização das formas de locomoção pavimentam o caminho para uma nova era que tornará os elétricos os novos protagonistas da indústria automobilística.
O mercado consumidor, enfim, está ávido pela popularização dos carros híbridos e elétricos e a Frente Parlamentar, por sua influência, poderá fazer toda diferença. Enquanto isso, os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará já criaram suas políticas de isenção total do IPVA para automóveis elétricos, um estímulo importante para a indústria e, imediatamente, para o mercado consumidor.
Próximos passos
O PRS 64 (2021) aprovado pelo plenário do Senado aguarda somente sua promulgação. Após, os Deputados Federais e Senadores indicados pelos partidos se reunirão para estudar, sistematicamente, as maneiras de impulsionar a popularização dos veículos elétricos.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil