Trabalho |

Duty to Mitigate the Loss e os pedidos de indenização na Justiça do Trabalho

O conceito Anglo-Saxão do «duty to mitigate the loss» e o seu papel educativo na redução de indenizações desproporcionais e abusivas na Justiça do Trabalho.

Por Bruno Souza,
com Julhi Bonespírito.


Legale, n. 918.
 
A Justiça do Trabalho brasileira tem fortalecido, cada vez mais, a aplicação do conceito Anglo-Saxão do «dever de mitigar o próprio prejuízo», — duty to mitigate the loss —, um raciocínio jurídico que se refere, no contexto das relações de trabalho, à obrigação do empregado de adotar todas as medidas razoáveis que estiverem a seu alcance para reduzir os próprios prejuízos, sob pena de ter seu pedido mitigado ou indeferido.
 
 
Exemplo prático
 
Um exemplo desse conceito pode ser o caso de um empregado que sofreu um acidente leve durante o expediente e recebeu toda a assistência médica necessária por parte da empresa, mas, meses depois, ele ajuíza uma reclamação trabalhista pleiteando indenização por danos morais e materiais, alegando que a lesão se agravou devido à falta de suporte médico contínuo.
 
A empresa, por sua vez, apresenta documentos que comprovam que o trabalhador recebeu o devido atendimento médico e que foi orientado a buscar acompanhamento periódico, mas não compareceu às consultas e não seguiu as recomendações médicas. Nesse cenário, um Juiz ou Tribunal pode julgar adequado aplicar o raciocínio jurídico do duty to mitigate the loss, por entender que a omissão do próprio trabalhador contribuiu para o agravamento da lesão, reduzindo o valor da indenização ou até mesmo indeferindo o seu pedido.
 
 
Base legal
 
Embora a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não mencione expressamente, os tribunais trabalhistas têm aplicado o duty to mitigate the loss com base em princípios fundamentais do Direito, como a boa-fé e a razoabilidade.
 
Isso significa que a Justiça espera que o trabalhador adote uma postura responsável e tome medidas práticas para reduzir os próprios prejuízos antes de recorrer ao Judiciário.
 
 
Importância
 
Para as empresas, o duty to mitigate the loss representa uma oportunidade de defesa eficaz contra pedidos de indenização desproporcionais.
 
Ao reunir provas de que o ex-empregado teve oportunidades de minimizar suas perdas e não o fez, o empregador pode obter decisões mais justas e proporcionais, o que favorece também a construção de um ecossistema de relações de trabalho mais educativo.
 
Contudo, é essencial que a aplicação desse conceito seja sempre baseada em provas claras e uma argumentação jurídica sólida, garantindo que a tese seja aplicada de forma justa e atinja seu objetivo de minimizar prejuízos e estabelecer o equilíbrio nas relações contratuais e trabalhistas.
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Legale Overseas», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Alerta Tributário», «Projeto» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade dos links de terceiros, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
 
 
 

 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.