Painel Tributário n. 51
Notícia anterior
LGPD |

Manipulação de algoritmos é o novo alvo da União Europeia

Proposta do Conselho da União Europeia quer deter manipulação de algoritmos e proteger os direitos fundamentais. O Brasil seguirá o exemplo?

Por Matheus Koseki.


Legale, n. 820.
 
O Conselho da União Europeia aprovou, recente, duas novas Leis (Acts) para estabelecer as regras dos sistemas operados pelas plataformas digitais, em especial as grandes empresas de tecnologia ― as famosas big techs. O pacote compreende a Digital Services Act, voltada aos serviços e conteúdos oferecidos aos internautas; e a Digital Markets Act, que busca, por sua vez, maior equidade na concorrência nos mercados digitais.

A Digital Services Act (DSA) estabelece critérios para o comportamento dos algoritmos de recomendação de produtos e conteúdos, proibindo a adoção dos chamados dark patterns, os «padrões obscuros» que manipulam o comportamento dos usuários na rede mundial de computadores, estabelecendo diretrizes de transparência e atribuindo responsabilidades aos agentes digitais, com base no funcionamento e tamanho de cada empresa.

Já o Digital Markets Act (DMA) é uma espécie de «declaração de guerra» contra a concentração de poder das grandes plataformas da web que controlam importantes ecossistemas da economia digital, ― e que se comportam como guardiões dos mercados, com o poder de agir como legisladores privados, de tal modo que suas regras às vezes resultam em condições injustas para as empresas que usam essas plataformas e direcionam as opções dos consumidores ―, a fim de equilibrar as condições concorrenciais entre as empresas. Com este pacote de medidas, o Conselho da União Europeia pretende criar um quadro jurídico que garanta a segurança dos usuários e estabeleça uma governança de proteção dos direitos fundamentais e um ambiente comercial online mais justo.

Seguindo o exemplo da UE, o Reino Unido e os Estados Unidos também estão estudando formas de regulamentação, indicando o que pode vir a ser uma tendência global. Será que, tal como aconteceu com a regulação da proteção de dados pessoais, o Brasil seguirá o mesmo caminho?
 
 
 

Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
 
 
 

 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.